Um ícone da moda nos anos 80, a Calça Clochard é tido como um retorno certo ao closet das mais antenadas !
A calça clochard – popularmente conhecida como calça cenoura pelo seu formato, é um modelo de cintura alta bem marcada, quadris largos e perna mais afunilada e bastante confortável, perfeita para montar vários tipos de look conforme vamos ensinar a seguir.
Eu mesma ja usei algumas vezes ???
Antes uma curiosidade: a palavra “clochard” é de origem francesa, que significa mendigo ou vagabundo e muito antes de ser considerada uma peça clássica e elegante ela era usada especialmente por mendigos nas ruas de Paris. Certo tempo depois, com o ápice da Segunda Guerra Mundial, especificamente em 1939, as mulheres deixaram o serviço doméstico para trabalharem nas fábricas. Foi quando elas sentiram a necessidade de trocar as saias e os vestidos pela calça, originalmente usada só pelos homens, assim como tantas outras peças, ela migrou do guarda roupas masculino para o feminino, pelo seu conforto e praticidade.
A partir dos anos 80, essa peça passou a ganhar novas modelagens, novos tecidos pra finalmente chegar ao status fashionista de hoje.
Mas como usar esse modelo de calça? Qual me favorece ?
Bom, como nem toda tendencia favorece todos os tipos de corpos ou agrada a maioria, eis alguns truques que, se aplicados direitinho, permite que você use sim esse modelo de calca sem achatar ou evidenciar demais os quadris ja larguinho, tao comum em nós brasileiras.
Para as mais baixinhas e/magrinhas (com quadril estreito) estão liberados os modelos com a perna mais afunilada, o modelo mais tradicional da clochard, que criam a ilusão de um quadril maior e equilibram a silhueta. A melhor aposta, no caso das baixinhas é usar mesmo com salto alto, de preferencia na cor da calca ou na tonalidade da sua pele, para criar o efeito de alongar as pernas.
As magrinhas e altas tem a opção de usar com sapatos do tipo flat (sem salto) ou então com o Kitten Heels que ja falamos algumas semanas atras, com salto baixo mas muito confortável. (otima opção quando a mulher tem quase a mesma estatura do marido)
Quem tem quadris largos ou esta mais cheinha, melhor apostar no modelo de clochard com a perna mais larga, do tipo reta ou ate um pouco flare (de boca bem ampla), que ajuda a disfarça o volume nessa regiao. Novamente a melhor aposta é usar algum tipo de salto, que ajuda a alongar ainda mais a perna e equilibrar todo o conjunto. Caso você ja tenha uma boa altura, uma sapatilha ou ate um tênis para os compromissos mais informais são uma ótima pedida.
Lembrando que a calça clochard pede a parte de cima mais ajustada, evitando assim que você crie ainda mais volume próximo a cintura e aos quadris. Boas opções de complemento são: bodys, camisas de alfaiataria (com a barra enfiada pra dentro), regatas, blusas ombro a ombro, t-shirts e cropped’s. (esse ultimo para as que estão com a barriga em dia).
As calças clochard são mais encontradas em tecidos de alfaiataria, linho e no jeans, alem das tradicionais listras verticais que ajudam a alongar (propositalmente). E as cores mais vistas são também as mais neutras: preto, marrom, verde militar, off white e etc pela facilidade de combinar com outras peças. Você também vai encontrar modelos de saia e bermuda do tipo clochard, grande aposta para o verão.
Um detalhe bem bacana é que ela serve pra looks informais do dia a dia, transita pelos looks de trabalho com elegância e ainda acompanha eventos mais formais com muita classe, dependendo dos acessórios e sapatos que você usar.
Confira agora alguns looks que separei para usar vocês entrarem nessa tendência, um beijo 😉