Outra grande tendencia que apareceu nas semanas de moda internacionais junto com o Verniz (abordamos aqui na nossa coluna algumas semana atras), o Plastico é tambem um dos hits desta estação.
Ele ja foi desfilado pela Calvin Klein na temporada de outono inverno 2017 mas seguiu firme e forte a ponto de se destacar nas coleções de primavera verão da super conceituada Chanel e Burberry por exemplo.
A Chanel de Karl Lagerfeld apostou em botas, bolsas, luvas, chapéus e ate capas de chuva com plástico transparente, alguns com efeito molhado. Ja a londrina e nao menos conceituada Burberry, apostou na releitura do seu famoso trench coat em versões a prova d’agua nas mais variadas cores de plastico. A italiana Valentino tambem apostou no plástico combinado ao couro, seja em bolsas ou jaquetas. Claro que tudo isso deve ser muito em breve copiado para as lojas de fast fashion.
Assim como toda tendencia, essa ainda gerou uma grande polemica em relação ao impacto ecológico que o uso dessas pecas poderia causar, ja que o plástico é ultra poluente, nao biodegradável e nao renovável (ja temos por aqui o problema das sacolinhas plasticas de supermercado, muito utilizadas ainda).
Alem da questão ambiental temos que ser honestos, o plástico nao é muito maleável no quesito roupas e sapatos, ate porque ele tem que ser um pouco mais grosso para nao correr o risco de rasgar ou furar durante o uso. E finalmente, é um material que isola o calor, fazendo a gente transpirar horrores. Nada pratico no clima tropical do Brasil.
Essa tendencia alem de arriscada nao agrada a todos, por isso fica a critério de cada um, usar ou nao. Em termos de investimento ($), a melhor opção sao os acessórios como bolsas e sapatos com algum detalhe em plástico coordenados a pecas mais neutras tanto em cores quanto em modelagem.
Voce se arriscaria ?
Update:
Na viagem vi muita coisa de plastico ja a venda tanto em marcas conceituadas quanto nos grandes magazines, tipo a Zara.
Tirei alguma fotos do que consegui mostrar
Os preços das peças acima estavam no valor medio de U$ 50 dólares.