Ja falamos sobre a tendencia do Pompom quando ele começou a dar as caras por aqui, em meados de 2015. Mesmo depois de tanto tempo, esse “ornamento” nas roupas continua a aparecer cada vez mais.
A principio o pompom aparecia sempre em conjunto com o tassel – aquelas franjinhas parecidas com as da cortina da vovó – dando acabamento e charme nas barras das roupas, em formato miudinho, sendo monocromática ou super colorida. Dava um super efeito nas roupas de verão, por conta da combinação de cores, muitas vezes contrastante.
A palavra “Pompom” surgiu na França em 1875 mas ja era conhecido em outras culturas, especialmente nos africanos, peruanos e indianos como expressao da cultura local e suas técnicas de artesanatos manuais, assim como os bordados e pedrarias. Tudo a ver com a economia escassa e a falta de tecnologia da época.
Em 2016 teve um boom dos pompons nas grifes internacionais, que apostaram nessa mistura quase indiana de pompons, tassel, espelhos e pedrarias como na italiana Dolce & Gabbana com uma coleção inspirada na Italia – tudo a ver com o verão na costa Amalfitana.
Mas como ja estamos em meados de 2018, a tendencia voltou, só que repaginada – seja pelo tamanho maior dos pompons ou pela ausência do mix de cores – com pompons gigantes e de cores únicas, de preferencia neutras, bem nas cores conhecidas como invernais: preto, branco, marrom, nude, off white, cinza e algumas pontuais como vinho, verde e azul marinho.
As peças que mais aparecem com pompom nesta estação são justamente as de tramas manuais como crochê ou tricot, dando acabamento nas mangas, na barra, nas pontas de pecas que tenham amarração, pontuando a peça toda e etc. Aparece em menor escala nos sapatos, cintos, bolsas e brincos.
Selecionei algumas imagens que ja estao circulando pelas ruas no intuito de ajuda-los a apostar nessa tendencia fofa e quentinha.
Boa semana pra vocês
?