Bom dia Divinas,
Tava em falta com vocês com um assunto que vocês gostam tanto: Decor !!
Deixar a casa em ordem, planejar, construir ou reformar é uma constante nas nossas vidas né? Ao longo da nossa caminhada mudamos não só de casa mas de planos, sonhos e nossa casa acompanha tudo isso.
Uma das coisas mais bacanas é voce ter um cantinho da casa pra voce curtir, relaxar depois de um dia intenso de trabalho e as salas de banho estao ficando cada vez mais sofisticadas. Sempre surgem novas opções, materiais , modelos e tecnologias para trazer mais conforto.
Bom, voltando ao tema la de cima vamos falar sobre BANHEIRAS – tem quem ame, tem quem odeie ou simplesmente quem não sabe a diferença entre os modelos e se ela encaixaria no espaco que vc tem em casa ou no seu orçamento.
O Blog explica tudinho pra voce 🙂
TIPOS DE BANHEIRA
BANHEIRA DE EMBUTIR
É o modelo mais trabalhoso de instalar – normalmente precisa quebrar a alvenaria existente. Traduzindo: a banheira devera ser instalada sobre uma “cama” de areia que evita que ela se deforme com o seu peso e o peso da agua. A vantagem é que os modelos sao os mais baratos pra comprar (a parte de cima, aquela onde voce deita), na maioria em fibra de vidro, em diversos modelos e formatos (retangular, redondo, quadrado e com um lado arredondado) custam em media R$ 900 (modelo para 01 pessoa). Em compensação tem a questão do acabamento que você vai colocar em volta da banheira que pode ser em cerâmica, mármore, madeira, vidro ou marmoglass – justamente o que encarece o projeto. Precisa também de uma escada de acesso feita no mesmo acabamento das paredes da banheira.
Voce precisa de um banheiro com espaço mínimo de 1,90 x 2,10 m e verificar com um engenheiro ou arquiteto o peso que será acrescentando a alvenaria, pra não causar problemas estruturais nem para voce nem para o vizinho de baixo, no caso de quem mora em apartamento. Uma banheira vazia pesa + ou – 40 kg e cheia pode chegar a mais de 200 kg (+ voce + a agua).
Você também vai precisar instalar pontos de agua (fria / quente), energia (disjuntores separados) e espaço ventilado para o motor da banheira, no caso de instalar pontos de hidromassagem – sem isso acho uma desvantagem ter todo esse trabalho e gasto pra montar uma banheira que nem massagem faz). Por isso avalie todos os gastos antes.
BANHEIRA DE APOIO
Sao modelos mais fáceis de instalar, ja que não necessitam de mudanças na alvenaria estrutural para dar sustentação a banheira, ja que ela vem pronta pra colocar sobre o piso.
Você precisa ter: pontos de entrada e saída de agua, ponto de energia elétrica separado e se vai ter agua quente ou não. Tudo dimensionado para o modelo escolhido que pode ser vitoriano (mais romântico), de vidro, tipo ofurô e etc.
Elas sao ideais para banheiros menores e pra quem não quer muito quebra quebra na hora de instalar, no caso de um banheiro ja existente. Normalmente esse modelos não contemplam a hidromassagem e só cabe uma pessoa.
A desvantagem é que os modelos são bem mais caros que um modelo tradicional de embutir.
TODOS OS MODELOS PRECISAM DE:
• Ponto de entrada de agua
• Ponto de saída de agua
• Ponto de agua – registro – para ducha, misturador ou monocomando
• Instalação elétrica separada do restante do banheiro (para o motor da banheira, aquecedor, TV e outras coisas que possam a ser instaladas)
• Bomba (nos casos dos modelos de hidromassagem)
• Ponto para ligar a bomba
Vejamos então alguns modelos lindos para todos os gostos ?