Um dos efeitos da pandemia e campeão de pesquisas no Google – segundo o próprio site, na lista dos top 10 – o pijama ganhou status de protagonista da quarentena.
Se antes os modelos ficavam boa parte do tempo na gaveta, agora eles são itens indispensáveis quando falamos de conforto, aconchego e bem estar, acompanhados de roupões e chinelos. A ponto de algumas pessoas participarem de reunioes, as chamadas de video, de pijama!
A moda do pijama remete a muitas décadas atras, mais preciso nos anos 50, quando Gabrielle Chanel começou a investir em modelos de roupas que tivessem uma maior liberdade de movimentos, alem de mostrar que o confortável tambem podia ser elegante. Estamos falando dos modelos de pijama de calça comprida e manga longa, que traziam um ar mais masculino a peça.
De la pra cá tivemos muitas mudanças: camisola, baby doll, short doll, camisões (tambem ao estilo de camisa masculina mais ampla) e etc.
O que vai influenciar na sua escolha de modelo vai ser o clima e o seu estilo de se vestir e ate mesmo a ocasião. Os modelos mais quentinhos tem tudo a ver com o outono inverno, noites geladas e regiões mais frias. Os modelos mais abertos, de tecido mais leve e fluido são perfeitos para enfrentar as altas temperaturas do verão e das regiões mais tropicais. As camisolas longas acompanhadas dos robes ou como chamávamos antigamente penhoir são ainda as escolhas das noivas para as primeiras noites de lua de mel, uma também antiga tradição.
Neste momento de pandemia o que foi mais observado foi que muitas pessoas acabaram percebendo a necessidade de ter mais de uma peça ou de renovar os modelos que ja estavam gastos ou puídos, que acabavam passando batido com a correria ou a falta de tempo com objetos do cotidiano. Essa percepção passou a ficar mais evidente no momento em que estamos todos trancados em casa.
Alguns modelos são tão ricos em detalhes de acabamentos e tecidos nobres com bordados, rendas, looks coordenados entre os familiares, personalização com iniciais no bolsos entre outros detalhes, que estão ditando tendencia nas redes sociais. O auge da tendencia se deu com a cantora Ivete Sangalo usando um charmoso pijama de bolinhas em sua primeira e divertida live, direto da cozinha de sua casa.
Surgiram então varios modelos parecidos, que transitam entre o “homewear” e o “streetwear”, os chamados “loungewear” que segundo especialistas em tendencia de moda, deve continuar e ganhar as ruas quando tudo começar (como ja aconteceu anteriormente com os conjuntinhos de manga longa e calça e os sleep dress) a voltar ao “novo” normal.
Bom, não estamos ditando regras absolutas, você tem a liberdade de escolher o que melhor lhe agrada e sim, você pode roubar a camiseta do boy pra dormir !